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quinta-feira, 6 de março de 2008

Escola pública inova com ‘rádio comunitária’

NATACHA WOGEL
Da Reportagem


Geraldo Tavares/DC
Estudantes da escola estadual Djalma Ferreira de Souza se divertem com a Rádio Escola América Total
Freqüentar a aula na escola estadual Djalma Ferreira de Souza, no bairro Morada do Ouro, tornou-se uma atividade mais prazerosa a partir da inauguração de uma espécie de rádio comunitária, instalada na unidade por um grupo de alunos. O projeto Rádio Escola América Total, iniciado em março, passou a oferecer programação musical, notícias, serviços e anúncios à comunidade escolar nos horários de intervalo, início e fim das aulas, caindo no gosto de todos.

“Os alunos têm mais estímulo de estarem na escola. As crianças se envolvem para saber o que está tocando e acompanhar as músicas. Reagem muito bem e quando a abertura dos ‘programas’ demora, elas reclamam”, comenta uma das professoras da unidade, Marinete Alessandra da Silva Pinto.

A iniciativa da rádio foi proposta pelo aluno Luiz Carlos da Silva, que estuda à noite. “Eu trabalhava em uma rádio comunitária. Tive que sair de lá, mas com a vontade de montar isso aqui na escola. Gosto muito de rádio e acredito que, ao tocar música, consigo fazer o pessoal ficar mais alegre. É uma forma de fazer com que eles (alunos) freqüentem mais as aulas e também quero, através da parceria entre a rádio e a comunidade, conseguir melhorias para a nossa escola”, conta o estudante.

Na opinião de Luiz Carlos, os alunos que estudam no EJA (Educação de Jovens e Adultos) no noturno são os que mais aproveitam a programação. “O pessoal do EJA, que geralmente chega atrasado, passou a vir mais cedo para ouvir música. Não tem mais atraso nas aulas”, comemora o responsável pela iniciativa e diretor da rádio.


O estilo musical preferido pela maioria dos alunos, conforme funcionários da escola, é o funk, que sofre censura pela direção quando se trata de letras de baixo calão. Mas segundo o diretor da rádio, todos os ritmos musicais são bem-vindos, até canções evangélicas tocam na programação. “Vamos do evangélico aos ritmos regionais, mas acho que a maioria prefere MPB”, arrisca Luiz Carlos.


A comunidade da Morada do Ouro ajudou o projeto com a doação de parte dos equipamentos, dentre eles amplificadores, aparelhos toca-fita e de CD, microfone e caixas de alto-falante, que estão espalhadas pela escola. Já o espaço onde está instalada a rádio foi cedido pela direção, que trocou a cantina de lugar e aproveitou a sala vaga, por acreditar que o projeto podia favorecer os alunos.


“Já estamos trabalhando com os alunos em sala sobre as músicas. São eles mesmo que fazem a programação, sob supervisão dos professores, que ajudam a preparar o material e escolher as canções. De manhã, passamos até a tocar músicas instrumentais durante as aulas para acalmar os alunos”, relata da diretora Junilce Pedrina Aquino.


A professora Joilce Souza Mendes também acredita que a atividade musical colabora para a tranqüilidade. “As músicas trazem mais interação entre os colegas, além de acalmar e alegrar o ambiente. Os alunos até dançam nos intervalos, o que melhora sua auto-estima e a vontade de vir à aula”.


Entre os alunos, a aceitação da rádio é unanimidade. “Eu amo a rádio. A escola ficou muito mais legal com ela. Tocam as músicas que a gente gosta e sempre aproveito para dançar”, comenta a aluna da 3ª série, Kimberly Antunes, de 9 anos. A colega, Taís Viana de Souza, também de 9 anos, diz que ficaria triste se soubesse que a rádio um dia acabaria. “A escola ficou bem mais legal agora, gosto muito da rádio”.

Diário de Cuiabá

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