Digite a sua pesquisa aqui!
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Porque não conseguimos beber água que nem cachorro?
Ai turminha ... agora vejam os seus...
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
ALGUÉM SE LEMBRA DESSA MATÉRIA??
O som contagiante da “Rádio América Total”, da Escola Estadual Djalma Ferreira de
Souza, no bairro Morada do Ouro, ajudou a espantar o frio na manhã desta quarta, 11 de junho. A alegria das crianças que participam do projeto também ajudou na animação, especialmente do secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, da secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes Almeida, e ainda do deputado Alexandre Cesar – que prestigiaram a entrega do kit radiofônico. Escola Djalma Ferreira ganha kit radiofônico e biblioteca
A Escola Djalma Ferreira comemora outras conquistas. O secretário Ságuas Moraes anunciou que serão investidos ainda esse ano R$ 100 mil na melhoria da infra-estrutura da instituição, inaugurou a biblioteca com três mil volumes – um sonho ostentado há 20 anos pela comunidade escolar. O laboratório de informática da escola também já foi entregue, só faltando a instalação dos equipamentos.
“Essa escola mostra que tem boas práticas, uma prova de que a vontade é determinante para as coisas acontecerem. Às vezes com muito pouco se muda uma realidade”, constatou o secretário Ságuas.
O empenho da professora Íris Leal na organização da biblioteca é outro destaque. Ela
se emocionou em ver o espaço com o mobiliário e pronto para atender as crianças. “Sabedoria se adquire com conhecimento, e isso ocorre por meio da leitura”, reforçou. Escola Djalma Ferreira ganha kit radiofônico e biblioteca
O deputado Alexandre Cesar elogiou a sensibilidade, determinação e rapidez da atual gestão da Seduc para atender as solicitações das escolas. “Isso é compromisso com a qualidade da Educação”, destacou o parlamentar.
A “Rádio América Total” funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno. “Começamos a programação às 6h e 40 minutos da manhã, paramos às 7h para início das aulas e temos um espaço de 15 min na hora do recreio, somando 35 minutos de programação por turno”, comentou o diretor da rádio, Luís Carlos.
CREUZA MEDEIROS
Re-Publicação
Roberto Salles Jr
Aprendizado a toda força!
Roberto Salles jr
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Profª. Rosa Neide marca presença na Sala do Prof.
Alunos da Profª. Carmem dançam após dramatização.
Vale ressaltar que a Profª. Hildenê fez uma dramatização com sua turminha, “vestida” de Profª. Domingas, moradora da comunidade de São Gonçalo, falando sobre a fundação de Cuiabá, da chegada dos Bandeirantes, da descoberta do ouro etc, tudo com muito humor e com direito ao típico “cuiabanês”. É, são talentos que vão despontando no cenário educacional!
Profª. Angelise (texto e fotos)
Coord. Rádio Escola
Apresentações de teatro, músicas e danças
1º Concurso de Poesias da Escola Djalma
segunda-feira, 17 de março de 2008
1ª Aula com consulta na Internet
A 1ª turma do 3° ciclo a fazer pesquisa na web foi o 1° ano D, acompanhado da professora Telma, de História, no dia 05/3.
O 1° ano do 1° ciclo também marcou presença no Laboratório de Informática, “pintando o sete”, sob o olhar atento da professora Joilce.
Profª. Angelise (texto e fotos)
Coord. Rádio Escola
Dia Internacional das Mulheres
A turma do 2° ano B deu flores que eles mesmos compraram e fizerem questão de escrever as mensagens nos cartões. Já o 2° A escreveu cartas/declarações que as homenageadas leram na frente da sala. O momento da leitura e da entrega das rosas foi emocionante!
Não podemos deixar de registrar que a iniciativa das turmas teve o apoio e a orientação das professoras Hemanuely Magalhães (Português) e Maria Aparecida Monteiro (Matemática).
“As profissionais da educação” da Escola Djalma Ferreira de Souza comemoraram o Dia Internacional da Mulher em grande estilo.
Para começar ‘ganharam’ uma sessão de massagem do Grupo Qualidade de Vida. Em seguida, passaram para os exercícios de alongamento, brincadeiras e mensagens comemorativas.
quinta-feira, 6 de março de 2008
Escola Djalma consegue 90% da presença de pais em reunião
Na ocasião foram apresentadas aos pais as mudanças estruturais que a escola ganhará este ano. “Estamos com biblioteca, computadores e refeitório reformados e construídos”, destaca a diretora. Para o segundo semestre ela conta que a escola será ampliada, ganhando mais duas salas de aula. “Nossa escola é muito procurada”, diz.
A Escola Djalma Ferreira de Souza atende as comunidades dos bairros Centro Américo, Tancredo Neves e Três Barras.
Assessoria/Seduc-MT
Escola pública inova com ‘rádio comunitária’
Da Reportagem
| |
|
Na opinião de Luiz Carlos, os alunos que estudam no EJA (Educação de Jovens e Adultos) no noturno são os que mais aproveitam a programação. “O pessoal do EJA, que geralmente chega atrasado, passou a vir mais cedo para ouvir música. Não tem mais atraso nas aulas”, comemora o responsável pela iniciativa e diretor da rádio.
O estilo musical preferido pela maioria dos alunos, conforme funcionários da escola, é o funk, que sofre censura pela direção quando se trata de letras de baixo calão. Mas segundo o diretor da rádio, todos os ritmos musicais são bem-vindos, até canções evangélicas tocam na programação. “Vamos do evangélico aos ritmos regionais, mas acho que a maioria prefere MPB”, arrisca Luiz Carlos.
A comunidade da Morada do Ouro ajudou o projeto com a doação de parte dos equipamentos, dentre eles amplificadores, aparelhos toca-fita e de CD, microfone e caixas de alto-falante, que estão espalhadas pela escola. Já o espaço onde está instalada a rádio foi cedido pela direção, que trocou a cantina de lugar e aproveitou a sala vaga, por acreditar que o projeto podia favorecer os alunos.
“Já estamos trabalhando com os alunos em sala sobre as músicas. São eles mesmo que fazem a programação, sob supervisão dos professores, que ajudam a preparar o material e escolher as canções. De manhã, passamos até a tocar músicas instrumentais durante as aulas para acalmar os alunos”, relata da diretora Junilce Pedrina Aquino.
A professora Joilce Souza Mendes também acredita que a atividade musical colabora para a tranqüilidade. “As músicas trazem mais interação entre os colegas, além de acalmar e alegrar o ambiente. Os alunos até dançam nos intervalos, o que melhora sua auto-estima e a vontade de vir à aula”.
Entre os alunos, a aceitação da rádio é unanimidade. “Eu amo a rádio. A escola ficou muito mais legal com ela. Tocam as músicas que a gente gosta e sempre aproveito para dançar”, comenta a aluna da 3ª série, Kimberly Antunes, de 9 anos. A colega, Taís Viana de Souza, também de 9 anos, diz que ficaria triste se soubesse que a rádio um dia acabaria. “A escola ficou bem mais legal agora, gosto muito da rádio”.
Diário de Cuiabá
Divulgada a lista de premiados da 1ª Olimpíada de Matemática
Diário de Cuiabá
Formatura de crianças da Escola Djalma Ferreira encanta público
A “Turma da Alegria” encantou familiares, funcionários, convidados e professores da
Escola Estadual Djalma Ferreira, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, nesta terça-feira, 11 dezembro. Poesias e músicas com ênfase no Natal deram tom especial ao evento.
Um dos convidados foi o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, que fez questão de marcar presença na festa de formatura das crianças do 1º Ano do 1º Ciclo da Escola.
A cerimônia de entrega de diplomas para os alunos foi um show de organização, com emoção, carinho e reconhecimento ao
bom trabalho desenvolvido pela escola e pela professora Carmen, a alfabetizadora.
O espaço da formatura foi organizado ao ar livre, ao som dos cantos de pássaros, o que proporcionou um charme adicional. Ao final, um caprichado coquetel para brindar a conquista dos alunos.
A diretora recém-eleita, Maria Luzia, deu seu recado especial aos formandos. “Vocês estão subindo um degrau importante. É preciso levar para toda vida a formação ética e moral iniciada nesse primeiro ano escolar. Saibam que juntos podemos ter uma vida melhora”, enfatizou.
A fala do secretário Ságuas Moraes foi centrada na importância da família na
formação geral dos alunos. “Sou filho de uma costureira e de um pedreiro. Embora não tivessem fartos recursos financeiros, eles sempre me incentivaram a estudar. Me formei em Medicina pela UFMT, fui prefeito, me elegi deputado estadual duas vezes e agora sou secretário de Estado. O estudo é a emancipação do ser humano. Contem com nosso apoio, sempre”, disse.
O secretário Ságuas também anunciou a reforma geral da Escola Djalma Ferreira em 2008, com construção de cozinha e banheiro.
CREUZA MEDEIROS
Assessoria/Seduc-MT
Escola Djalma Ferreira realiza feira cultural
A Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, no bairro Morado do Ouro, em Cuiabá,
realizou durante toda a manhã de sexta-feira,
ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT
Escola Djalma Ferreira realiza olimpíada para comemorar Dia da Criança
A Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza comemora o Dia da Criança com a realização de olimpíada escolar. Além das atividades esportivas, será promovida uma extensa programação recreativa e cultural. A abertura do evento será na segunda-feira, 08/10, a partir das 8 horas.
Participam das olimpíadas 190 alunos do 1º e 2º ciclo, que corresponde a alunos na faixa etária de
A programação terá ainda disputas de futsal, dama, corrida de ovo na colher, dança de cadeira, salto à distância, show de calouro, entre outros.
Serviço: A Escola Estadual Djalma Ferreira Souza, Avenida Djalma Ferreira de Souza, S/N, bairro Morada do Ouro (Setor Oeste) – Fone: (65) 3644-1536/3644-1415.
Assessoria Imprensa Seduc/MT